Se você ama estar em contato com a natureza e busca dividir bons momentos com quem você ama, saiba que a Serra da Mantiqueira é o destino perfeito para você conhecer. Com cachoeiras, montanhas, belas paisagens e cidades charmosas, a região sabe encantar seus visitantes. Confira abaixo o nosso roteiro desse paraíso aconchegante.
A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas rica em belezas naturais localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no sudeste do país. Com mais de 500 km de extensão, a região é composta por áreas de proteção ambiental, florestas da Mata Atlântica, belas cachoeiras, rios e montanhas que se formaram, pelo menos, 60 milhões de anos atrás.
Entre as cidades, vilas e distritos que fazem parte desse paraíso, estão: Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, Águas de Lindóia, Piquete e Pindamonhangaba, em São Paulo; Gonçalves, Monte Verde, Delfim Moreira, Passa Quatro, Itamonte, Maria da Fé, Aiuruoca, Bueno Brandão, Bom Repouso e Marmelópolis, em Minas Gerais; e Penedo, Itatiaia, Visconde de Mauá e Resende, no Rio de Janeiro.
Quando ir
A região da Serra da Mantiqueira possui um clima típico de montanhas, o que a torna ideal para ser visitada nos meses mais frios, entre março a agosto. Com altitudes que vão de 1200 a 2800 metros, o destino tem temperaturas muito baixas no inverno e, além disso, é cenário de nevoeiros e geadas constantes.
Pontos Turísticos em Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal é lugar certo para os que buscam contato com a natureza e a tranquilidade, a cidade cada vez mais vem conquistando o coração de quem deseja descansar com seu par romântico ou também se divertir com a família através das atividades e pontos turísticos dentro da cidade. Situada a aproximadamente 1.080 metros de altitude, a cidade chama a atenção por suas belezas naturais, seu clima ameno, seu carisma e sua hospitalidade para com quem a visita.
. Pico Agudo
O Pico Agudo é o principal ponto turístico da cidade, com seus 1.700 metros de altitude o local encanta a todos com a sua exuberante vista do topo, permitindo admirar boa parte do Vale do Paraíba e as cidades vizinhas da Serra da Mantiqueira. O local também é palco de saltos de parapente, inclusive o voo duplo para quem gosta de adrenalina.
. Mirante Nossa Senhora Auxiliadora
Proporciona uma linda paisagem com vista para a Serra da Mantiqueira e algumas cidades do Vale do Paraíba, como Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. Fica próximo à Estação Eugênio Lefevre, estação ferroviária que liga Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. É uma parada certa de quase todos que visitam a cidade.
. Praça Boulevard Araucária
Localizada no centro de Santo Antônio do Pinhal, também é a rodoviária da cidade. A praça é muito charmosa e cheia de flores, rodeada de boas opções para compras de artesanatos e refeições. Também é a sede da Secretaria de Turismo Municipal.
. Praça do Artesão
Um ponto turístico de descanso e encantador com seu detalhes paisagistas, muitas das festas e eventos municipais costumam acontecer nela, na praça há também um charmoso portal japonês, que presta homenagem aos antigos colonos japoneses que fazem parte da história da cidade. O local está sempre aberto para visitação.
. Fonte Santo Antônio
Localizada no centro da cidade, logo atrás da Praça do artesão. Além da água fresquinha da fonte, no local se encontra um bonito mosaico de Santo Antônio e bancos para descansar.
. Mirante do Cruzeiro
Uma pequena praça com vista panorâmica do centro de Santo Antônio do Pinhal. Possui uma cruz seu meio, sendo este o motivo do nome Mirante, e evidentemente possível aquele belo cartão postal para se registrar uma foto.
. Igreja São Benedito
A Igreja de São Benedito chama a atenção não só pela festa anual de São Benedito que ocorre na cidade, mas também pelo seu entorno que possui um enorme relógio cercado de flores e uma escadaria para chegar até a igreja cujo no seu topo é possível ter uma vista panorâmica do centro da cidade.
. Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua foi construída em madeira, no ano de 1811. Em 1924 foi iniciada, no mesmo local, a construção do templo atual. A pintura artística do teto do altar ainda é toda original, seu interior rústico mostra a riqueza cultural da cidade. No exterior da igreja há uma belíssima praça com chafarizes, bancos e uma estátua de Santo Antônio.
. Fonte São Geraldo
Fonte de água que é parada certa de muitos que visitam a região e querem encher alguns galões de água para levar para suas casas. No local existem duas saídas de água bem fresquinha, possui um pequeno jardim e é rodeada do belo verde das matas.